top of page

BLOG

Reflexologia Thailandesa (Thai Foot Massage)

  • Lúcia Fernandes Bonito
  • 4 de mar. de 2016
  • 4 min de leitura

Para falar sobre a Reflexologia Thailandesa vamos começar falando brevemente sobre a Massagem Thai e um pouco da história antiga;

A arte da Massagem Tradicional Tailandesa (denominada Nuad Bo Rarn) teve sua base na Índia com a medicina ayurvédica e o yoga, mas também foi influenciada pelas massagens da China, Coréia e do Japão. Introduzida na Tailândia pelos monges Budistas que chegaram da Índia entre o segundo e terceiro século A.C..

Dr. Shivago Komarapaj, o fundador da Medicina Tradicional Tailandesa ou o "Pai da Medicina Thailandesa", muito conhecido entre os budistas por ter sido médico pessoal de Buda, tem um enorme respeito e admiração pelos profissionais/terapeutas da região e pela comunidade budista. Por essa admiração os thailandeses tem o ritual (Wai kru) de agradecer ao Dr. Shivago antes de iniciar qualquer procedimento de cura, através do mantra:

Om namo shivago silasa ahang karuniko sapa satanang osata tipa mantang papaso suriya jantang komalapato paka sesi wantami bantito sume taso aroka sumana homi. (3x) Piyo tewa manus sanang piyo proma namut tamo piyo naka supan nanag pinin siyang nama mihang namo puttaya navon navien nasatit nasatien ehi mama navien nawae napai tang vien navien mahaku ehi mama piyong mama namo puttaya. Na a na wa roka payati vinas santi (3x)

Que pela tradução de Bárbara Santos signfica:

Convidamos o espírito do Mestre Fundador da Thai Massagem, Doutor Shivago, que venha até nós através de sua vida santa. Traga-nos o conhecimento de toda natureza; que esta oração (mantra) nos mostre a verdadeira Medicina Universal.

Em nome deste mantra, respeitamos sua ajuda e pedimos que através de nossos corpos (dos terapeutas), o Senhor possa trazer a plenitude e a saúde para o corpo de nosso paciente. Em nome do Deus da cura que habita os altos céus, e à humanidade que permanece em Terra. Em nome do Pai Fundador, que o céu possa ser refletido em Terra e então esta cura medicinal possa circundar o mundo.

Oramos por aquele que tocamos, que ele seja feliz e que qualquer doença seja curada.

Se você quiser ouvir o mantra, está disponível abaixo:


Como descrito na “La Crónica Loubère”, durante o reinado do Rei Narai (1656-1689) foi mencionado o uso popular da massagem no antigo Sião (atual Tailândia): ‘Em Sião, quando adoeceu, seu primo o teria massageado’.

Por volta de 1800 o rei Rama III ordenou que fossem esculpidas placas de pedras que mostravam a Nuad Bo Rarn (Massagem Tradicional Thailandesa). Estas placas foram fixadas em pilares e ao longo do corredor da sala de coordenação de “Wat Pho” e se encontram em bom estado de conservação. Hoje em dia, o “Wat Pho” – Escola de Massagem Tradicional Tailandesa é um dos principais centros de estudos e massagens na Tailândia.

Um dos segmentos da Nuad Bo Rarn é a autêntica Thai Foot Reflexology (Reflexologia Thai) que desenvolveu-se ao longo dos séculos e hoje em dia possui uma variedade de técnicas harmoniosas de movimentos, alongamentos e pressões de polegares com ritmo fluído e lento.

A Reflexologia Thai teve origem na Thailândia, cerca de 2000 anos atrás e é uma combinação do shiatsu japonês, da reflexologia chinesa, da tuiná chinesa e da yoga ayurvédica. A reflexologia podal thai é uma antiga forma de massagem que trabalha para reduzir o stress, restaurar o equilíbrio interno do indivíduo ao mesmo tempo estimular órgãos internos pelos pontos reflexos, promovendo um estado de pleno relaxamento e bem estar. É um tratamento agradável e maravilhoso para os pés e pernas.

Durante uma sessão típica de Reflexologia Thai, usamos uma variedade de técnicas manuais para fazer alongamentos, torcer, amassar, pressões de polegar e em conjunto com um bastão de madeira sagrada - Stick - para trabalhar pontos reflexos e as linhas Sen (canais de energia vital pela filosofia thailandesa, como na chinesa temos os meridianos chineses por onde flui o Qi/Chi).

Um antigo dito popular oriental diz que “o envelhecimento começa a partir as pernas”, logo, as pernas são consideradas um termômetro da nossa saúde. Os orientais acreditam que as pernas agem como um segundo coração pois o movimento muscular das pernas desempenha o papel semelhante de bombeamento, por ajudar no retorno venoso. Quando não há o estimulo muscular nas extremidades, a circulação do sangue fica comprometida na mesma.

Conta a história que a Reflexologia Thai surgiu nos castelos e templos para melhorar a circulação dos monges e reis, que ficavam horas e horas meditando e caminhando pelas cidades. Sua técnica era passada oralmente de geração para geração nos Wats (Templos) da Thailândia e por isso não há muitos relatos a respeito. O material que temos são poucas escrituras que datam entre 1000 a 1500 d.C..

A Reflexologia Thai hoje em dia é popularmente conhecida e praticada nas principais ruas e feiras de Chiang Mai e Bangkok, importantes cidades da Thailândia. Tornando-se uma ferramenta indispensável para manutenção de saúde.

No Brasil ela foi trazida no ano de 2008 pelos profissionais Ceslo Freithas e Marcos Yshida Ferrari que foram até a Massage School Shevagokomarapat (Thai Massage School Shivagakomarpaj) em Chiang Mai - Thailândia. O curso brasileiro foi e é oferecido pela Shinsei Cosméticos. No ano posterior com a participação do professor Sidnei Cavalheiro que oferece o curso para os profissionais da área de saúde e estética pela empresa até os dias atuais.

Nos anos atuais a Reflexologia Thai está mais reconhecida no território brasileiro (e português). Comumente presente nos SPAs, consultórios de Naturologia e Podologia como também em Centros Estéticos.

Além do relaxamento e do tratamento dos pés, pernas e joelhos, alguns dos benefícios são:

- Aliviar o estresse;

- Melhora da circulação periférica;

- Estimular uma drenagem linfática local;

- Fortalece o sistema imunológico;

- Aliviar a dor e a rigidez muscular causada pelo excesso de exercícios;

- Melhorar a qualidade do sono;

- Revigorar o corpo;

- Ter maior clareza mental;

- Estimular o bom humor;

- Alongamento dos músculos e alívio das articulações beneficiando a mobilidade articular.

Já sentiu os benefícios da Reflexologia Thai? Está esperando o quê?

Referências Bibliográficas: Curso de Reflexologia Thai | Módulo I e II - Shinsei - Celso Fretihas e Sidnei Cavalheiro. 2012

Commentaires


Procure

Posts Recentes

Tags

Visitas

Visitas

Arquivo

​© 2016 Ela e a Estrada por Lúcia Fernandes Bonito

bottom of page